Cárie é uma doença infecto contagiosa que resulta na perda localizada de minerais dos dentes afetados, ou seja, uma lesão destrutiva do dente de natureza químico-microbiana.
Os microorganismos que vivem na sua boca (bactérias) se grudam nos dentes por meio de uma película pegajosa formando o que chamamos de PLACA BACTERIANA. Este é o inimigo que ataca e destrói seus dentes e gengivas.
A placa se aproveita do açúcar que comemos e produz um ácido que destrói os dentes causando a cárie dentária.
A cárie se inicia pelo esmalte,(superfície externa do dente) primeiro desmineralizando-o e depois formando uma cavidade, que pode se desenvolver tanto por cima como pêlos lados dos dentes.
A cárie atravessa o esmalte e atinge uma camada mais interna do dente chamada dentina. Além de ficar mais profunda também aumenta em largura. Como a dentina possui terminações nervosas a agressão causada pela cárie provoca dor.
A cárie vai progredindo até alcançar a polpa (nervo) onde a dor é muito forte e então precisa ser feito o tratamento de canal.
Existem produtos que podem colorir a placa bacteriana deixando-a evidente. Assim você saberá onde a placa está e conseguirá remove-la com certeza. Seu dentista poderá indicar-lhe como conseguir o revelador de placa bacteriana e como utlizá-la..
Uma vez localizado o inimigo, a única alternativa que você tem para remover a placa bacteriana dos seus dentes evitando que elas lhe causem problemas é realizar uma limpeza adequada com a escova e o fio dental, diariamente, pois a placa bacteriana está se formando constantemente.
Fonte: Revista da APCD
A escovação deve ser realizada desde cedo.
Hábitos corretos de higienização ajudam a evitar problemas bucais.
Dentes comprometidos pela presença de cáries.
O consumo de alimentos com muito açúcar propiciam com mais facilidade o aparecimento da cárie.
Odontoclínica São Bento
(47) 3633-4369
(47)99632-1628
contato@odontoclinicasaobento.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 20:00